Nota Fiscal Avulsa – Emissão

Emissão de Nota Fiscal Avulsa

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica(que tem a sigla NFA-e) é, em verdade, um tipo de serviço que admite o envio de documento fiscal online, dispensando os famosos blocos de papel.

Quer saber mais sobre a Nota Fiscal Avulsa? Tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de documento fiscal abaixo.

nota-fiscal-avulsa Nota Fiscal Avulsa - Emissão

Quem emite a Nota Fiscal Avulsa

É comum que Micro e Pequenas Empresas – ME e EPP, bem como os denominados Microempreendedores Individuais – MEI que não conseguiram as devidas autorizações para emitir documentos fiscais ou nem sequer disponham de software de gestão para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (cuja sigla é NF-e) passem a usar a Nota Fiscal Avulsa.

Alguns micro e pequenos empresários não conseguem o sistema porque compete a cada uma das Secretarias da Fazenda dos Estados optar pela participação destes ou não em seus sistemas.

As MEI, ME e EPP em muitos casos são desobrigadas de emitir notas fiscais. Porém, nos casos em que realizem vendas para empresas, por exemplo, precisarão emitir Nota Fiscal. Nesses casos, a Nota Fiscal Avulsa pode ser a solução.

Modelo da Nota Fiscal Avulsa

Em regra, para emitir a Nota Fiscal Avulsa se utiliza modelo idêntico ao da NF-e tradicional, chamado de “55”.

A distinção entre ambos os tipos de nota é que a Nota Fiscal Avulsa não vai usar o sistema da Secretaria de Estado da Fazenda do seu Estado, em regra.

nota-fiscal-avulsa-emissao Nota Fiscal Avulsa - Emissão

Nota Fiscal Avulsa Pessoa Física

Se você é um profissional liberal prestador de serviços e quer emitir Nota Fiscal Avulsa Pessoa Física, contate a Prefeitura do seu município e verifique o procedimento a ser realizado.

Benefícios da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

Os benefícios da Nota Fiscal Avulsa são diversos para os empresários, pois eles usarão menos tempo, dinheiro e terão maior organização, especialmente se for emitida eletronicamente.

Além disso, a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica evitará a ocorrência de erros e a realização de trabalho por duas vezes. A importação dos dados ficará muito mais simples.

E, finalmente, a Nota Avulsa é muito mais confiável, já que aceito em todo território nacional.

Como emitir a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

A princípio, os procedimentos para emissão de Nota Fiscal Avulsa vão mudar de Estado para Estado.  Infelizmente não são todos os Estados que autorizam a expedição da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica.

Quando não há possibilidade, pode-se requerer uma Nota Fiscal Avulsa em papel, mas sem emissão pela internet.

Desse modo, se você tem interesse em emitir a Nota Fiscal Avulsa verifique com a Secretaria da Fazenda do seu Estado se há a possibilidade de emiti-la e qual é o procedimento correto para fazer isso.

Alguns Estados possibilitam solicitar a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica pela internet, o que você poderá fazer com conforto e comodidade.

Antes disso, é possível que você precise realizar um cadastramento, bem como a criação de um usuário e senha para acessar o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal (SAT), para que possa ter direito a todos os benefícios da Nota Fiscal Eletrônica Avulsa.

Mais Nota Fiscal 2018

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *