Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NFS-e

Saiba o que é a NFS-e – Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

nota fiscal eletronica de servico Nota Fiscal Eletrônica de Serviços   NFS e

O projeto piloto da Nota Fiscal Eletrônica foi iniciado em 2005 no qual a principal questão era substituir as tradicionais notas ficais impressas, a principal característica da nota fiscal eletrônica é ser um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o propósito de documentar, para fins fiscais, sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente concedida pelo Fisco. As primeiras notas fiscais foram emitidas em Goiás e Rio Grande do Sul, a partir daí a nota fiscal eletrônica deixou de ser um projeto e se transformou em um controle fiscal e oficial recebido pelas Secretarias de fazenda de vários outros estados.

Em 2010 a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) se tornou algo massivo no Brasil, com a obrigatoriedade em algumas cidades como no Rio de Janeiro, para prestadores de serviços, como estacionamentos, escolas particulares, academias, dentre outros. Como a NFS-e é de competência municipal, cabe a cada prefeitura estabelecer seus próprios padrões. Ao contrario do que muitos pensam a NFS-e não substitui o cupom fiscal.

As prefeituras incentivam os cidadãos dos municípios a utilizarem a NFS-e, desta maneira os clientes ganham créditos. Normalmente o sistema de “devolução” é esse, o cliente que pedir a emissão da NFS-e poderá utilizar parte do ISS (Imposto Sobre Serviço) recolhido para abater no IPTU ou ter o dinheiro depositado em conta corrente ou poupança.

Para termos uma noção dos valores pegamos o exemplo da Nota fiscal eletrônica de serviços de SP, lembrando que há diferença entre a Nota fiscal Paulistana (prefeitura) e a Nota fiscal Paulista (governo), a cidade já realizou a liberação de R$ 647.815.202 em créditos para seus clientes, e contam com 352.497 mil prestadores de serviços autorizados a emitir a Nota Fiscal de Serviço eletrônico.

Os prestadores de serviços que aderirem a esse tipo de documento na cidade terão algumas vantagens, como redução de custos de impressão e de armazenagem de documentos fiscais, maiores controle de emissão de NFS-e, possibilidade de envio da NFS-e por email, entre outras. Em caso de duvidas acesse o site da sua cidade.

Mais Nota Fiscal


1 Comentário em “Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NFS-e”

  1. roberto zeba disse:

    NÃO ENCONTRO MEU SALDO DA NOTA FISCAL PAULISTA O QUE ACONTECEU COM O ANTIGO SITE?


Deixe um Comentário